diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: junho 2009

terça-feira, 30 de junho de 2009

Arolde de Oliveira dá entrevista à emissora mais popular de Nova Friburgo

O Deputado Federal Arolde de Oliveira (à esquerda da foto) deu entrevista ao vereador Marcos Medeiros (Marquinhos) de Nova Friburgo, no sul fluminense, para uma reportagem especial sobre a vida do político para a TV C News (a cabo). A emissora, o canal 6, é campeã de audiência no município.
Arolde contou desde a infância pobre no interior do Rio Grande do Sul e o incentivo que recebeu do pai para buscar oportunidades no estudo, no Rio de Janeiro.
Ali, cursou a carreira do Exército, onde fez os cursos superiores de Engenharia e Economia, além de várias especializações. Já casado com Yvelise de Oliveira, implantou o sistema de telecomunicações da Amazônia. E tornou-se um dos maiores especialistas no assunto, tendo sido diretor da Embratel.
Depois de voltar dos Estados Unidos, onde foi a trabalho, candidatou-se a deputado federal. Iniciou sua carreira política, e um tempo depois, firmou-se como empresário da MK Music, a primeira gravadora do segmento gospel.
Arolde de Oliveira foi constituinte e sempre esteve ao lado das lutas do povo do Estado do Rio de Janeiro, que representa desde 1982.
Com sete mandatos, licenciado para ocupar a Secretaria Municipal de Transportes do Rio até 2008, fez questão de afastar-se da secretaria para votar nos principais momentos da Câmara dos Deputados.
Embora crítico em relação ao desempenho atual da classe política, o deputado acha que a juventude voltará a se interessar pela profissão, a partir da internet. Ele espera que a renovação de lideranças jovens na política brasileira nos próximos anos confira novamente prestígio à carreira. Ele também espera que o deputado federal volte a ser um legislador e um fiscalizador do Executivo, e que os partidos políticos voltem a ser representativos da sociedade e não cartórios eleitorais, com funcionamento apenas próximo às eleições.
O Deputado que é evangélico enfatizou o papel de fé na sua vida, especialmente, quanto aos compromissos em relação à ética e à moral. (Redação)

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Câmara instala a Rede Nacional de Ética e Cidadania

Será instalada dia 1º, quarta-feira, na Câmara dos Deputados, a Rede Nacional de Ética e Cidadania, (Cefor) liderada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para promover e estimular o debate sobre ética e cidadania na sociedade brasileira.
A rede também conta com a participação do Conselho Federal da OAB, da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, da União dos Legislativos Brasileiros, além de entidades como o Rotary e Lions.
O programa contará com a conferência "Ética: Código e Comissões na Vida Pública" com Roberto de Figueiredo Caldas.
A rede terá um fórum anual para troca de informações. O primeiro será na tarde da quarta-feira com a apresentação de diversos painéis sobre o assunto. (Site da Câmara)

Bolsa Família: sem efeito contra a pobreza

Estudo inédito revela que o Bolsa Família, principal programa de transferência de renda do governo, teria impacto quase nulo na redução do número de pobres no país mesmo se tivesse sido implantado há 30 anos.
É o que aponta um estudo inédito — intitulado Mobilidade Social no Brasil: o papel da educação e das transferências de renda — elaborado por Rafael Osório, pesquisador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), e por Marcelo Medeiros, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Os dois especialistas fizeram, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma simulação sobre o que aconteceria com a pobreza no país caso o Bolsa Família tivesse sido implantado de forma universal em 1976, garantindo que todas as pessoas em idade escolar na época concluíssem ao menos o ensino fundamental — principal etapa do ensino coberta pelo programa do governo federal.
O resultado mostrou que 30 anos depois, em 2006, a parcela da população pobre cairia de 25% (índice real) para 22,3% (índice simulado). A linha de pobreza considerada no levantamento foi de R$ 140,83 per capita familiar. (Extraído do Correio Braziliense)

quarta-feira, 24 de junho de 2009

"For Once in My Life" com T. Bennett e S. Wonder

Os cantores Tony Bennett e Stevie Wonder fizeram uma apresentação no Carnegie Hall, famoso teatro em Nova York, EUA, que foi devidamente registrada. Aqui eles cantam "For Once in My Life", com direito ao solo de gaita de Stevie.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

“O nascimento de uma profissão e seu reconhecimento pela coletividade deve-se, em primeiro lugar, à sua capacidade de definir um território”. Denis Ruellan

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Sopão + inclusão

O Secretário da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem vai sugerir às instituições religiosas e de caridade do Rio, que passem a distribuir alimentos aos sem-teto, o “sopão” durante a madrugada, no interior das próprias sedes e não nas ruas. Com isso pretende evitar concentrações em determinadas áreas, como a praça do Lido, em Copacabana, zona sul do Rio, organizando o espaço público.
Para o Deputado Arolde de Oliveira, a iniciativa do secretário é coerente com a sua pasta além de demonstrar a busca do diálogo. “É necessário encontrar uma solução que não prejudique a população de rua mas impeça a desordem urbana,” opinou.
Rodrigo Bethlem deseja que as entidades ajudem também no abrigo dos sem-teto cariocas. Arolde acrescenta que a população carente deve ser alvo de políticas publicas de inclusão e não apenas de alimentos, “o que estaria apenas criando um hábito de mendicância”, explica. (Redação)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Deputado Arolde de Oliveira faz palestra no Rotary Flamengo

Em palestra realizada hoje durante almoço do Rotary Club Flamengo, na zona sul da cidade, o Deputado Arolde de Oliveira falou dos projetos desenvolvidos enquanto Secretário Municipal de Transportes do Rio (2002-2008).
Em seguida, fez uma análise do sistema político brasileiro e da necessidade de uma reforma política. Arolde chamou atenção para o fato de os partidos políticos terem se distanciado da sociedade, que deveriam representar. “Os partidos se transformaram em verdadeiros cartórios eleitorais, a serviço dos chefes de plantão”, afirmou.
O deputado realçou que a atividade parlamentar foi esvaziada pelas Medidas Provisórias que ocupam todo tempo das pautas do Congresso e impedem a votação de projetos de iniciativa dos parlamentares.
Na opinião de Arolde de Oliveira, a restauração da atividade de fiscalização do Poder Executivo do Congresso deve começar com a implantação do orçamento impositivo que funcionaria como um programa de governo no lugar do atual sistema de orçamento autorizativo. (Redação)

Jovem brasileiro, o 3º + religioso do mundo

Uma pesquisa inédita do instituto alemão Bertelsmann Stifung, realizada em 21 países, aponta que 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos. É o terceiro maior índice do mundo, atrás apenas dos nigerianos e dos guatemaltecos. Mais de 90% dos jovens brasileiros creem em Deus, e 65% são "profundamente religiosos". (Destak Online)

quarta-feira, 10 de junho de 2009

"Aquarela do Brasil" por João Gilberto

"Aquarela do Brasil" (Ary Barroso) , que com "Garota de Ipanema" (Tom Jobim) , são as duas músicas brasileiras mais tocadas no exterior, numa interpretação de João Gilberto.

Jovens ajudam a pagar contas em casa

O Deputado Arolde de Oliveira participou nesta manhã do Debate 93, ao lado da Dra Elaine Cruz, do pastor Gilton Medeiros e do reverendo Edson Nascimento, sobre orçamento familiar e a necessidade dos filhos adultos contribuirem para as despesas.
O Deputado lembrou que essa mudança faz parte da transformação pela qual vem atravessando a família, no mundo todo.
Quase a totalidade dos ouvintes da emissora votaram a favor da participação dos jovens no orçamento da casa, pelo telefone e Internet.
Antes de iniciar o debate propriamente dito cujo mediador é o Pr. JR Vargas, Arolde de Oliveira agradeceu as orações e manifestações recebidas nos últimos dois meses, desejando seu restabelecimento.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O que "freia" o desenvolvimento

Um artigo na edição mais recente da revista britânica "The Economist" traça um panorama da situação da educação no Brasil e afirma que a má qualidade das escolas, "talvez mais do que qualquer outra coisa", é o que "freia" o desenvolvimento do país.
Citando os maus resultados do Brasil no Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), realizado a cada três anos pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a revista afirma que, apesar dos grandes investimentos e progressos em setores como política e economia, em termos de educação, o país está "bem abaixo de muitos outros países em desenvolvimento".
Na opinião do Deputado Arolde de Oliveira, quando a educação é de boa qualidade, a articulação cultural entre os fatoes de produção ocorre em níveis de grande produtividade e acelera o desenvolvimento econômico.
A publicação compara a situação brasileira à da Coreia do Sul, que apresenta bons resultados no Pisa."Até a década de 1970, a Coreia do Sul era praticamente tão próspera quanto o Brasil, mas, ajudada por seu sistema escolar superior, ela saltou à frente e agora tem uma renda per capita cerca de quatro vezes maior". Diante desse fato, o deputado considera o investimento nos diferentes graus da educação, "uma prioridade permanente dos Governos".

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Pagamentos pelo celular já são possíveis no Brasil

Além da facilidade da internet, os consumidores ainda vão contar com a possibilidade de realizar pagamentos via celular diretamente nas lojas, como se ele fosse um cartão de crédito. A tecnologia, já utilizada em alguns países, como Estados Unidos, deve ser inteiramente disponibilizada no Brasil em um prazo máximo de dois anos, segundo especialistas ouvidos pelo Jornal do Brasil.
Já existem formas de pagamentos via celular utilizadas no país. Pelo menos dois tipos de serviços estão disponíveis: o pagamento de táxi e o vale presente.
Cerca de 2.500 táxis já foram cadastrados para essa possibilidade. O cliente liga para a cooperativa credenciada junto à operadora de crédito. O passageiro, que tem o número do telefone registrado, envia uma mensagem para a operadora, que retorna para confirmar a autorização do pagamento. (JB Online/Economia)

Telefones de Contato

0xx61 - 3917-5917
Brasília

0xx21 - 2532-3693
Rio de Janeiro

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cuba a um passo da OEA?

A OEA (Organização dos Estados Americanos) deixou sem efeito nesta quarta-feira (3) a resolução que excluiu Cuba da organização em 1962. A nova resolução da assembleia, aprovada por unanimidade, abre as portas para que a ilha seja reintegrada à entidade.
Para o Deputado Arolde de Oliveira a reintegração da ilha é um ato político internacional que deve ser perseguido. Contudo, acha que o país continua o mesmo de 1962, uma ditadura, um regime de exceção. Arolde considera que o próximo passo para a reintegração é o país assumir compromissos mínimos em relação ao regime democrático, a médio e longo prazo.

Câmara lança portal e-Democracia

A Câmara dos Deputados lançou hoje o programa e-democracia, um espaço virtual e interativo, para estimular cidadãos e organizações civis a contribuir para o processo legislativo, por meio do compartilhamento de idéias e experiências.
Qualquer cidadão poderá se cadastrar na página http://www.edemocracia.camara.gov.br/ e acessar as comunidades virtuais legislativas.
Para o Deputado Arolde de Oliveira, o portal é um espaço muito importante para o aperfeiçoamento da interação do povo brasileiro com seus representantes. “É também uma oportunidade para se debater distorções praticadas em nome da democracia mas que tem a ver com um Estado autoritário”, afirmou. “Esperamos que não apenas a população mas também os especialistas em Política, Sociologia e Teoria Geral do Estado participem intensamente dessa ferramenta”, acrescentou.
E-mail do portal: : edemocracia@camara.gov.br

terça-feira, 2 de junho de 2009

Arolde recebe vereador mais votado da Região Serrana







O Deputado Arolde de Oliveira recebeu em seu escritório, no Centro do Rio, a visita do vereador mais votado da Região Serrana, Marcos Medeiros (PTB), acompanhado de assessores. Marcos dirige e apresenta o canal de TV com maior audiência na cidade, a TVC News.
Para o vereador, Arolde de Oliveira é exemplo de ação política e lisura nos seus sete mandatos. Marcos pediu apoio ao deputado em Brasília na luta por liberação de recursos para obras de prevenção às enchentes.
Sobre a visita, Arolde de Oliveira declarou:
“Fico feliz em receber uma liderança jovem com grande perspectiva política em Nova Friburgo. Como o vereador mais votado da região, Marcos Medeiros presta serviços à comunidade com recursos modernos audiovisuais que emprestam à ação política credibilidade.
E acrescentou: “Espero fortalecer a nossa parceria visando projetos políticos no futuro”.
Fotos (partindo do alto) : Arolde e Marcos conversam, observados por Camila e Carlos André.
O grupo: Rivaldo Bizzo, Camila Ribeiro, Deputado Arolde de Oliveira, vereador Marcos Medeiros, Carlos André e José Roberto, assessores.
Na mesa do escritório, o assunto é política no Estado do Rio.


Três ministros com auxílio-moradia?

A tentativa de regularizar o pagamento de auxílio-moradia no Senado colocou em situação ilegal três ministros: mesmo depois de terem trocado o Senado pela Esplanada, Alfredo Nascimento (Transportes), Hélio Costa (Comunicações) e Edison Lobão (Minas e Energia) continuaram recebendo o benefício, o que é proibido.
Até este mês, os três ministros receberam um total de R$ 345.800. A direção do Senado mandou suspender os pagamentos a partir deste mês e estuda pedir o dinheiro de volta. (Da Folha Online)

segunda-feira, 1 de junho de 2009

"Outono" de "As Quatro Estações", de Vivaldi

O compositor italiano Pe. Antonio Vivaldi ( 1678- 1741) descreveu as melodias das estações no concerto "As Quatro Estações". Aqui, apresentamos o movimento "Outono", em belas imagens da produtora Wintermood.