diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: março 2008

segunda-feira, 31 de março de 2008

Descoberta técnica "verde" para produção de nanopartículas de ouro


Cientistas descobriram como fabricar nanopartículas de ouro utilizando, além de sais de ouro, unicamente compostos naturais e ambientalmente corretos. É a primeira vez que se descobre um método "verde" para a produção desses componentes altamente promissores para a nanotecnologia e para a biomedicina.

Toxicidade

Apesar da grande promessa dessas partículas microscópicas, principalmente para carregar medicamentos no tratamento do câncer, os cientistas estão cada vez mais preocupados com os potenciais efeitos tóxicos, tanto das próprias nanopartículas sobre o organismo humano e sobre o meio-ambiente, quanto dos compostos sintéticos utilizados em sua fabricação.

As nanopartículas de ouro têm uma vantagem sobre outras nanopartículas, fabricadas de outros materiais: o fato de que o ouro é inerte e tem pouca probabilidade de causar danos ao nosso organismo. Ainda assim, serão necessárias pesquisas para a verificação de sua toxicidade.

Ouro, óleo de soja e água

Com a nova técnica, as nanopartículas de ouro são produzidas a partir de sais de ouro, óleo de soja e água. "Tipicamente, um fabricante utiliza uma grande variedade de compostos químicos sintéticos ou feitos pelo homem para produzir as nanopartículas de ouro," explica Kattesh Katti, da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos.

Eliminando os impactos ambientalmente negativos

"Para fabricar os químicos necessários a esta produção, você precisa produzir outros químicos artificiais, criando um impacto ambientalmente negativo ainda maior. Nosso novo processo somente usa o que a natureza nos disponibiliza e os utiliza para produzir uma tecnologia que já comprovou ter impactos de grande alcance na tecnologia e na medicina," conclui o pesquisador.

Nanopartículas de ouro

Nanopartículas de ouro são minúsculas porções de ouro, com dimensões abaixo dos 100 nanômetros. Os pesquisadores acreditam que elas virão a ser utilizadas na detecção do câncer e em seu tratamento, carregando medicamentos diretamente até os tumores e evitando muitos dos efeitos colaterais das quimioterapias.

As nanopartículas de ouro também estão sendo utilizadas na fabricação de componentes eletrônicos de nova geração, no tratamento de doenças genéticas dos olhos e no desenvolvimento de novos catalisadores para automóveis.

Descoberta nova família de supercondutores que funciona sob alta pressão



Foi demonstrado pela primeira vez que compostos de hidrogênio - conhecidos como hidretos moleculares - podem tornar-se supercondutores sob alta pressão.

Supercondutores de alta temperatura

A descoberta ajudará os cientistas a entenderem melhor o fenômeno da supercondutividade, um passo essencial para o desenvolvimento de supercondutores que funcionem à temperatura ambiente.

Todos os supercondutores conseguem transportar energia sem perdas somente sob temperaturas criogênicas. O mesmo acontece neste caso, embora com o hidrogênio o fator crítico seja a pressão.

Hidrogênio supercondutor

Há muito tempo se acreditava que o hidrogênio, o mais simples dos elementos, poderia conduzir eletricidade sem perdas se ele fosse submetido a uma pressão suficiente. Mas ninguém conseguiu isso até hoje.

O truque da equipe de pesquisadores canadenses e alemães foi utilizar um composto de hidrogênio e não o hidrogênio puro. Eles utilizaram o silano, um composto formado por um átomo de silício e quatro átomos de hidrogênio - da mesma forma que o metano é constituído por um átomo de carbono e quatro de hidrogênio.

As moléculas de silano puderam ser comprimidas até um ponto em que se observou o fenômeno da supercondutividade. "Nossa pesquisa nesta área é voltada para a melhoria da temperatura crítica para a supercondutividade de forma que novos supercondutores possam funcionar a temperaturas mais altas, talvez até mesmo sem refrigeração," diz o pesquisador John Tse, da Universidade de Saskatchewan, no Canadá.

Bibliografia:
Superconductivity in Hydrogen Dominant Materials: Silane
Mikhail I. Eremets, I. A. Trojan, S. A. Medvedev, John S. Tse, Y. Yao
Science
14 March 2008
Vol.: 319. no. 5869, pp. 1506 - 1509
DOI: 10.1126/science.1153282

quarta-feira, 26 de março de 2008

Acesso residencial à internet cresce 56,7% no País

O acesso residencial à rede mundial de computadores (internet) atingiu a marca de 22 milhões de usuários no País em fevereiro, o que representa um crescimento de 4,5% em relação a janeiro e de 56,7% na comparação com fevereiro de 2007. Segundo o estudo, o Brasil continua sendo o País com maior tempo mensal de navegação residencial por internauta, com a média de 22 horas e 24 minutos em fevereiro. Na sequência, Estados Unidos, França e o JapãO. No período de um ano as categorias que mais cresceram foram: Viagens e Turismo, Informações Corporativas, Casa e Moda, Noticias e Informações, e Governo e Empresas sem fins Lucarativos. O segmento Informações Corporativas, segundo a pesquisa do Ibope/Netratings, foi o que apresentou o maior aumento em amplicação do tempo gasto por usuário.(Do Estadão.com.br, 26/3)

terça-feira, 25 de março de 2008

Bíblia Manuscrita terá 900 mil copistas de todo o Brasil



O Deputado Federal Arolde de Oliveira participou do lançamento do projeto Bíblia Manuscrita, da Sociedade Bíblica Brasileira (SBB), realizado na Academia Brasileira de Letras, no Centro do Rio. A iniciativa, parte das comemorações do Ano da Bíblia, mobilizará cerca de 900 mil copistas de todas as regiões do país. A expectativa é transcrever uma Bíblia por estado e ter dois exemplares copiados pela população de todas as regiões do país, totalizando 29 exemplares completos, escritos manualmente, no período de junho a setembro.

Arolde de Oliveira comentou a importância do projeto: “a Bíblia Manuscrita é uma iniciativa extremamente relevante da Sociedade Bíblica Brasileira com a participação da população dos estados brasileiros. A escrituração da Bíblia tem um conteúdo cultural, social e solidário ao mesmo tempo em que significa o fortalecimento e a unidade do povo evangélico. Vamos mobilizar toda a nossa imprensa especializada para divulgar e estimular os redatores da Bíblia Manuscrita.”

De acordo com o projeto, a redação (scriptorium como na Idade Média) a ser instalada nas cidades brasileiras ocupará uma área reservada, onde voluntários auxiliarão os copistas a transcrever o conteúdo da Bíblia na sequência correta. Cada participante poderá copiar, no máximo, dois versículos, permitindo assim a contribuição de um grande número de copistas, além de enriquecer o manuscrito pela diversidade de caligrafias.

(Thereza Christina Jorge para o site www.aroldedeoliveira.com.br, 25/3)






segunda-feira, 24 de março de 2008

Mais de 100 mil no Louvorzão 93 na Quinta


O Louvorzão 93 - evento realizado pela Rádio 93 FM e o Grupo MK de Comunicação na Quinta da Boa Vista - não repercutiu apenas no expressivo número de presentes, mais de 100 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. A mídia também destacou o grande culto de celebração a Deus, que levou 14 cantores a se revezarem em cerca de sete horas de programação, no palco em forma de concha, de 400 m2. A cada apresentação um estilo diferente e uma mensagem especial para os corações que vibraram e se emocionaram na presença do Senhor. Tudo foi registrado e será lançado em DVD.
O RJ TV segunda edição, exibido na noite do dia 21 pela TV Globo, mostrou matéria com imagens gravadas durante a apresentação da cantora Pamela e ressaltou o grande público. O jornal O Dia, um dos líderes de venda em banca no Rio de Janeiro, publicou uma linda foto com a manchete: 'Fé cristã reúne milhares de fiéis no Rio', na capa da edição de sábado, 22. Segundo o Portal G1, caravanas de várias cidades do estado chegaram cedo ao local do evento, que começou às 16.
O casal Arolde e Yvelise de Oliveira abriu a programação convidando a multidão para celebrar a vida de Jesus.
Durante o espetáculo, se apresentaram o Ministério Sarando a Terra Ferida, Alex e Alex, Bruna Karla, Pamela, Comunidade Internacional da Zona Sul, Aline Barros, Andrea Fontes, Quatro por Um, Os Arrebatados, Alda Célia, Marina de Oliveira, Kleber Lucas e Fernanda Brum. Coube à banda paulista Oficina G3 fechar o show gospel, e às 21:30h, quando a festa foi encerrada, a multidão ainda lotava a Quinta da Boa Vista.
Para o administrador da Quinta da Boavista Mauricio Mendes esse foi o maior evento já realizado ali. O jogador do Fluminense Dodô e sua esposa Tatiana Lucas acompanharam a festa. O Delegado da Divisão Anti-Seqüestro, Fernando Moraes também esteve presente ao Louvorzão da 93 FM. (Divulgação do Grupo MK, 24/3)

terça-feira, 11 de março de 2008

Mortes Violentas despencam entre 2002 e 2006

RIO-CAPITAL : MORTES VIOLENTAS
DESPENCAM ENTRE 2002 e 2006 !

1. Foi publicado em livro, o trabalho coordenado por Julio Jacobo Waiselfisz patrocinado pelos Ministérios da Saúde e da Justiça, pelo Instituto Sangari e pela Ritla, denominado o Mapa da Violência nos Municipios Brasileiros,( "mapa"). A imprensa já divulgou os dados básicos. Mas a publicação com uma série de 2002 a 2006 permite analisá-los com maior profundidade.

2. Divulgar o ranking de colocações produz uma visão irrealista, pois nos municipios menores dois ou três assassinatos podem produzir indices muito altos. Por exemplo o "mapa" coloca o Rio-Capital no lugar 205 em taxa de homicidios por 100 mil habitantes na media entre aqueles anos e mais longe ainda se se usar apenas 2006.
Portanto devemos analisar as séries, no "mapa".

3. O número de homicidios no Rio-C era em 2002 de 3.728, e veio caindo para 3.350 em 2003, 3.174 em 2004, 2.552 em 2005 e 2.273 em 2006. O indice por 100 mil habitantes caiu de 62,8 para 37,7 . A queda foi de 40% em numero de homicidios ou 1.455 homicidios em números absolutos.

4. A criminalidade no mundo todo é cada vez mais juvenil. Por isso, o "mapa" analisa os homicidios na população jovem -de 15 a 24 anos. Em 2002 foram 1.508 homicidios. Em 2003 foram 1.354 homicidios. Em 2004 foram 1.264. Em 2005 foram 1.041. E em 2006 foram 879 homicidios. O indice por 100 mil habitantes jovens caiu de 146 para 83,8. Uma queda em numero de homicidios de jovens de 42% ou 629 em numeros absolutos.

5. O "mapa" chama de "vitimização juvenil" a proporção entre homicidios juvenis e homicidios totais. No Rio-C, em 2002 esse indice era de 40,7. Em 2006 havia caído para 33,4.

6. O "mapa" analisa também, o número de óbitos por acidentes de transportes. O Rio-C em 2002, teve 1.147 óbitos em acidentes de trânsito. Em 2006 esse número caiu para 559. O indice por
100 mil habitantes caiu de 19,3 em 2002, para 9,3 em 2006. A queda foi de 51% ou 588 em numeros abolutos.

7. Finalmente o "mapa" analisa os óbitos por armas
De fogo. ou seja um numero diferente dos homicidios. Em 2002 foram 3.126 no Rio-C. Em 2006 foram 2.235. Uma queda de 29% ou 891 em números absolutos.

8. Esses são números oficiais. Eles devem ser avaliados usando como metodologia o que os especialistas -pesquisadores,..- vem afirmando sobre as causas, onde sempre são destacadas as ações de prevenção primaria,( escolaridade),secundária,( grupos jovens de risco em esporte, cultura,...), e terciária,( prevenção a dependencia quimica, penas alternativas,...),.....de responsabilidade matriz, da Prefeitura do Rio. Dessa forma é inescapável concluir que as ações sociais da Prefeitura do Rio vem resultando. Ou os especialistas não tinham razão ?

(Cesar Maia)

sexta-feira, 7 de março de 2008

Passagem no Rio é mais barata que em SP


Em recente entrevista ao jornalista Sidney Domingues, o Secretário municipal de Transportes Arolde de Oliveira informou que “a tarifa de transporte público no Rio de Janeiro está entre as mais baratas do Brasil, e é muito mais barata que a paulista.”
Ele acrescentou: “Temos cerca 1 milhão e 600 mil passageiros com gratuidade: são estudantes, idosos e portadores de deficiência. Em termos de índices por quilômetro, temos 40% de gratuidades e 60% de passagens pagas.”
A Prefeitura do Rio não subsidia o transporte público. Em São Paulo, a Prefeitura subsidia o sistema de transporte. “O estudante aqui recebe gratuidade integral assim como o idoso e o portador de deficiência.” Tudo isso torna o valor nominal da passagem no Rio menor do que em São Paulo, afirmou Arolde de Oliveira.
Ao responder a um jornalista do Rio que afirmou que a passagem de ônibus é mais cara do que em São Paulo, o Prefeito Cesar Maia afirmou: “uma média ponderada mostraria que a tarifa pública média ponderada do Rio é bem mais barata que em São Paulo. Sem falar que São Paulo subsidia o sistema em média em R$ 500 milhões, que é preço de passagem redistribuído entre usuários e não-usuários.(Thereza Christina Jorge para o site www.aroldedeoliveira.com.br, 7/3)

quinta-feira, 6 de março de 2008

Vendas de computadores pessoais cresceram 38% em 2007

SÃO PAULO - O Brasil será o terceiro maior mercado em vendas de computadores pessoais (PC''s) até o final de 2010, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. A previsão é da consultoria IDC. O motivo para tal otimismo é o crescimento de 38% das vendas de desktops e notebooks no País em 2007, para 10,7 milhões de unidades, o que coloca o Brasil na quinta posição mundial em volume de vendas de computadores pessoais.

Segundo o estudo Brazil Quarterly PC Tracker, da IDC, o maior salto foi dos notebooks, com alta de 153% nas vendas em comparação com 2006, totalizando 1,5 milhão de unidades no ano passado. Na avaliação da IDC, o motivo é o maior número de competidores no mercado, preços mais baixos e planos de financiamento extensos.

As vendas de desktops cresceram 28% sobre 2006, para 9,1 milhões de equipamentos. Para o resultado contribuiu a estratégia da indústria de lançar modelos com monitores de cristal líquido (LCD) e pacotes promocionais com operadoras de telefonia para banda larga.

Hoje, o maior mercado para computadores do mundo pertence aos EUA, com 64 milhões de unidades vendidas, seguido pela China, com 36 milhões; Japão (13 milhões) e Reino Unido (11,2 milhões). A Índia ocupa o nono lugar, com 6,4 milhões de computadores.

Por região, na América Latina, o Brasil é líder, com 47,3% de participação, seguido pelo México, com uma fatia de 19,5% dos PCs comercializados.

Pirataria

O índice de pirataria vem caindo a cada ano no País. Atualmente, o "mercado cinza" representa 46,4% das vendas, contra o índice de 50,8% apresentado em 2006.
(AE - Agência do Estado)

Dia 8 de Março - Dia Internacional da Mulher



DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 8 DE MARÇO

Mulher-Mãe, Esposa, Filha, Irmã, Amiga, Namorada... Forte e ao mesmo tempo sensível, capaz de enfrentar um Gigante com todas as garras para defender o que é seu e ao mesmo tempo chorar e se emocionar ao receber uma flor de uma pessoa querida.

Quantas mulheres merecem o nosso carinho e o nosso respeito, não só nesse dia, mas durante o ano todo.

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar e sim discutir o papel da mulher na sociedade. O dia 8 de março foi escolhido como "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as 130 mulheres que morreram em 1857 numa fábrica de tecidos em Nova Iorque por reivindicarem melhores condições de trabalho. Essa manifestação foi reprimida com total violência.

Mesmo com o avanço e o esforço para tentar diminuir ,e quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina,jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

terça-feira, 4 de março de 2008

Arolde recebe Rev. Guilhermino Cunha no culto da 93 FM

Foi o reverendo Guilhermino Cunha, da Catedral Presbiteriana do Rio, o pregador do culto de março da rádio 93 FM. A cerimônia, realizada na Igreja Metodista de Cascadura, subúrbio do Rio, teve como dirigente o Deputado Federal Arolde de Oliveira. A Metodista de Cascadura é pastoreada pelo Pr. Carlos Alberto. As cantoras Bruna Karla e Pamela e o ministério Vinde Adorai apresentaram números de louvor. (Para o site www.aroldedeoliveira.com.br, 4/3)