diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: janeiro 2008

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Município autoriza linhas intermunicipais até a Barra

Seis linhas de ônibus intermunicipais da Baixada Fluminense até a Barra da Tijuca, via Linha Amarela, tiveram seus itinerários e pontos finais aprovados pela Prefeitura. As linhas partirão de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita e Queimados, e terão final no Terminal Alvorada.

Ao todo, foram autorizados a circular pela cidade o total de 204 ônibus dentro do horário das 5 horas à meia-noite. De acordo com o decreto de autorização, não poderá haver paradas no trecho desde a entrada na cidade até o Terminal Alvorada, e vice-versa.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

A Amazônia segundo o Democratas


O Prefeito Cesar Maia gravou dois vídeos sobre a posição do Democratas quanto a Amazônia para distribuição internacional, com legendas em inglês, em dois formatos _ 1 minuto e 1 minuto e meio.
A entrevista foi feita durante a primeira Convenção do Democratas, em dezembro, em Brasília. Para Cesar, o controle da Floresta Amazônica deveria estar nas mãos de uma secretaria geral do Ministério da Defesa, com força e autoridade. Segundo o Prefeito do Rio a questão da defesa da Amazônia deveria estar entregue ao primeiro escalão do governo.

Confira os vídeos no You Tube:
AMAZON 1
http://br.youtube.com/watch?v=tirZxbVnbjU

AMAZON 2
http://br.youtube.com/watch?v=6fxhVupZWF8
(Thereza Christina Jorge para o http://aroldedeoliveira.blogspot.com 28/1)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Arolde participa de festa beneficente da AD em Santa Cruz


O Deputado Federal Arolde de Oliveira participou no sábado, 19, da festa beneficente no Lar Betel, organizada pela Catedral das Assembléias de Deus, campo de Santa Cruz, na zona oeste do Rio. No almoço, realizado no espaço cultural do templo, Arolde de Oliveira foi recepcionado por Pastor José Pedro Teixeira, Presidente do campo de Santa Cruz. São 72 igrejas, algumas no estado da Paraíba, no nordeste. Na foto, com o Pr. José Pedro Teixeira.(Da redação para o site www.aroldedeoliveira.com.br, 25/1)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Esse plano é para a população, diz Arolde

Aproveitando o fato de que as permissões de exploração das linhas de ônibus da cidade terminam em julho, está sendo estudada, a pedido do Prefeito Cesar Maia, a reformulação no modelo para diminuir o número de coletivos no Centro e na Zona Sul. De acordo com o secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, é fundamental que se diminua o número de ônibus que circulam na cidade. “Esse plano é para a população. Uma racionalização significa as vezes aumentar a velocidade de deslocamento dos ônibus. O elevado número de ônibus com poucos passageiros atravancam o trânsito”, diz.
O plano que deve ficar pronto em 45 dias, tem como objetivo aumentar a velocidade de deslocamento dos coletivos entre um ponto ao outro.
A organização dos itinerários e a limitação das áreas de atuação das viações acabarão com boa parte das sobreposições de linhas que engarrafam as regiões. A revisão do Plano Diretor de Transporte Urbano contempla também a ampliação de linhas para atender novos condomínios e shoppings da cidade.
Para o vice-presidente do Rio Ônibus, Octacílio Monteiro, o carioca vai poder fazer, o percurso da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, até o Centro em apenas 45 minutos. Atualmente, explica Monteiro, o trajeto demora uma hora e 40 minutos. (Da redação para o site www.aroldedeoliveira.com.br, 24/1)

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Sobre o decreto revogado do IPTU

No decreto revogado do IPTU, vinte mil moradores haviam sido beneficiados com redução do IPTU. Portanto, cem mil entravam no caso geral do cancelamento. Mas vinte mil haviam sido beneficiados. Por isso, na republicação do decreto no DO no dia de hoje, a prefeitura do Rio mantém a redução daqueles vinte mil, excluindo-os do cancelamento. Portanto continuarão sendo beneficiados! (Ex-Blog Cesar Maia, 22/01/08)

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Frota de ônibus vai encolher


Reformulação de linhas quer retirar boa parte dos coletivos das ruas do Centro e da Zona Sul
A reformulação no modelo de exploração das linhas de ônibus, anunciada pelo prefeito Cesar Maia em entrevista a O DIA, ontem, vai diminuir o número de veículos no Centro e na Zona Sul. A organização dos itinerários e a limitação das áreas de atuação das viações acabarão com boa parte das sobreposições de linhas que engarrafam as regiões.
De acordo com o prefeito, a idéia é licitar todas as linhas de uma só vez, entregando os itinerários a uma única vencedora ou a um conjunto de empresas. Alternativa é distribuir o serviço por regiões. O vice-presidente do Rio Ônibus, Otacílio Monteiro, acredita que esse modelo possa funcionar já este ano. “A iniciativa privada é muito ágil. Pode ser viabilizado, depende da vontade do poder concedente”, afirma.
As permissões de exploração das linhas terminam em julho. Cesar nomeou cinco técnicos da CET-Rio para estudá-las, e o projeto será apresentado em março. O secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, afirma que a revisão do Plano Diretor de Transporte Urbano contempla também a ampliação de linhas para atender novos condomínios e shoppings da cidade.
Cesar afirma que vai transferir para as ganhadoras da licitação a responsabilidade pela ampliação e melhoria da rede, como a construção de corredores seletivos. Segundo o prefeito, o Rio não vai seguir os exemplos de Curitiba e São Paulo, cidades que montaram empresas públicas para gerir as linhas exclusivas.
A licitação também deverá mudar a cor dos ônibus. A integração das linhas prevê projeto gráfico para aliar o ‘layout’ dos carros à região do trajeto. Veículos que atendem a determinado bairro terão cor e numeração correspondentes ao itinerário, para orientar o usuário. Atualmente, os ônibus são adesivados com as cores e formas que representam as empresas e a numeração obedece a critérios da firma, não da linha de operação. (Extraído de O Dia Online, 21/1)

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Cesar Maia responde 212 perguntas sobre IPTU

"ESTE EX-BLOG (Cesar Maia) RECEBEU ONTEM E ANTEONTEM 212 PERGUNTAS SOBRE REFLEXOS NAS FINANÇAS MUNICIPAIS DE DECISÕES TOMADAS PELOS CONTRIBUINTES QUANTO A DINAMICA DO PAGAMENTO DO IPTU!

A resposta abaixo procura ser o mais didática possível!

1. No final do dia de ontem, a Caixa da Prefeitura terminou o dia com 3,455 bilhões de reais. Nas contas chamadas Tesouro se tinha 1,015 bilhão ou seja, 1 bilhão e 15 milhões de reais. Nas contas de cobertura das folhas de pagamento se tinha 2,44 bilhões de reais. No total, portanto, a Prefeitura tem em caixa, 3,455 bilhões de reais.

2. Em 2007 as receitas de IPTU somaram 1,086 bilhões de reais, ou seja, 1 bilhão e 86 milhões de reais. Um crescimento pelo IPCA projetaria em 2008 um total de 1,13 bilhões de reais, ou seja, 1 bilhão e 130 milhões de reais. A arrecadação antecipada prevista é de um pouco menos de 300 milhões de reais.

3. No primeiro dia de dezembro de 2008, a prefeitura precisa ter nas contas Tesouro em caixa, no mínimo 800 milhões de reais, pois dezembro é um mês de maiores despesas, incluindo o décimo terceiro salário.

4. É fato que se a previsão de arrecadação antecipada cair, e os pagamentos vierem só após as eleições como alguns políticos pretendem explicitamente, a prefeitura poderia aguardar até lá, pois de qualquer forma será um valor muito menor que a caixa do inicio de dezembro.

5. Mas a boa regra de administração financeira indicaria a necessidade de reduzir novos gastos de investimento na proporção do que entrou a menos na cota antecipada e primeira cota. No custeio não se toca. Nos investimentos em andamento não se toca. Mas os novos investimentos a serem licitados ou em licitação seriam reduzidos proporcionalmente. Ou mesmo novos programas ou eventos.

6. Na forma que a Prefeitura é gerida profissionalmente, estas decisões vão à comissão de política fiscal -CPF- que realiza autonomamente o corte em investimentos ou programas não iniciados, se isso for necessário.

7. Este Ex-Blog procurou reunir todas as perguntas que chegaram e dar uma resposta única -e abrangente- que é esta postada acima. (Ex-Blog Cesar Maia, 18/1")

120 mil pessoas com deficiência já têm passe-livre


A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria a Secretaria Municipal de Transportes e o Rio Ônibus, já beneficiou 120 mil pessoas com deficiência com a concessão do Passe Livre, cartão de identificação que garante a gratuidade no transporte público da cidade. O cadastro é feito nos Centros de Assistência Social da Prefeitura. Mais informações pelo telefone 4003-3737. (Extraído do Portal da Prefeitura, 18/1)

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Esquema de trânsito para o jogo do Botafogo dia 16

Em virtude da realização do Jogo Botafogo x Viking, no Estádio Olímpico
João Havelange,A prefeitura do Rio montou o seguinte esquema de
trânsito:

Proibição de estacionamento, em toda extensão, em ambos os lados, das
seguintes vias:

- Rua das Oficinas, Rua Arquias Cordeiro, Rua Bento Gonçalves,
Gen.
Clarindo no trecho entre a Rua José dos Reis e a Rua Guineza, Benício
de
Abreu, Gentil de Araújo, Henrique Scheidt, Rua Piauí, Com. João
Carneiro
de Almeida, Rua Guineza, Rua Guilhermina, Rua Goiás, Rua José
Domingues,
Rua Angelina, Rua Pedro Domingues no trecho entre a Rua Guilhermina
e a
Rua Angelina, Rua Dr. Padilha e Rua José dos Reis.

Proibição de estacionamento, em um dos lados, nas seguintes vias:

- Rua Cel. Cunha Leal, lado par, em toda extensão;
1)Rua Sales Guimarães, lado ímpar, no trecho da Rua Cel. Cunha Leal até
a
Rua Piauí;
2)Rua Dona Teresa, lado par, em toda extensão;
3)Av. Amaro Cavalcante, no trecho compreendido entre a Rua Monsenhor
Jerônimo e Rua Dr. Leal, lado ímpar.

Interdição ao trafego de veículos, na via abaixo:

Rua Dr. Padilha, no trecho compreendido entre a Rua Arquias Cordeiro e
a
Rua das Oficinas.


Data e Horário:

- 16 de janeiro de 2008 - das 18 h às 24 h;

Proibição de fumar ao volante

A Câmara Municipal aprovou a Lei 393/05 que, apesar de ainda não ter sido regulamentada pela Prefeitura, já causa polêmica. Trata-se da proibição de fumar ao dirigir nas ruas de São Paulo - o texto fixa multa de R$ 85,13. O projeto, aprovado às vésperas do encerramento do recesso legislativo, no dia 18, é de autoria do vereador Bispo Atílio (PRB). A restrição, no entanto, pode ser derrubada, já que a seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) promete contestar sua constitucionalidade no Tribunal de Justiça.


Ligado à Igreja Universal, o Bispo Atílio apresentou o projeto, pela primeira vez, em 2005. O texto foi aprovado em primeira e segunda votação, mas acabou sendo vetado pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) no ano seguinte. No fim do ano passado, a Câmara derrubou o veto e promulgou o projeto de lei, que agora depende apenas da regulamentação, por meio de decreto, da Prefeitura. Kassab tem 60 dias, a contar da data de publicação, no dia 21, para publicar a regulamentação. Só então as multas poderão ser aplicadas.


Não só motoristas fumantes, mas também especialistas em trânsito contestam a lei. Isso porque o artigo 22, inciso 11 da Constituição, atribui exclusivamente à União a possibilidade de legislar sobre trânsito e transportes. Outro artigo, o 30, permite que o município legisle sobre assuntos de exclusivo interesse das cidades, caso de regulamentação de táxis, por exemplo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016


O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, apresentou, dia 8, parte do projeto de candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016, no MAM. O Secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, acompanhado de Luiza Gerk, sua neta, participou da solenidade. Na foto, Arolde, Luiza e Julio Lopes, Secretário Estadual de Transporte, também presente.
Como exigência do Comitê Olímpico Internacional, que deve receber um relatório da candidatura carioca até o fim da semana, Nuzman anunciou o orçamento previsto para a campanha e para a construção de novas instalações, além da ampliação da área do Estádio do Maracanã.
"O orçamento previsto para a campanha será de US$ 42 milhões financiados pelo próprio COB e pelos três níveis de governo - municipal, estadual e federal - e receitas com parcerias privadas que serão firmadas no futuro", afirmou o dirigente.
Para as obras, o comitê planeja gasto de US$ 508 milhões, que somados ao valor da campanha resultariam em aproximadamente R$ 964 milhões.
Entre os projetos que se destacam está a construção do Centro Olímpico de Treinamento e a ampliação do Complexo do Maracanã, que receberia a abertura e o encerramento das competições no Rio. (O Dia Online 8/1)

Ônibus do Rio terão detector de armas

Os ônibus públicos do Rio de Janeiro terão um inédito detector contra armas. O Departamento de Transportes Rodoviários do estado iniciará uma fase de testes após o feriado de carnaval. As informações são da rádio Jovem Pan.
Dois ônibus, um no interior e outro na capital, circularão por um mês com o equipamento, que identifica as armas na entrada e lança um aviso visual no painel do motorista ao mesmo tempo em que avisa a central policial.
Se comprovada a eficiência do equipamento, ele poderá ser instalado em toda a frota intermunicipal. No ano passado, foram registrados 7.513 assaltos a ônibus no estado do Rio. (Portal Terra, 10/1)

Detran pode cassar 9 mil carteiras

Punição varia de um mês a um ano de suspensão do direito de dirigir. Depois de notificados, condutores têm 15 dias para apresentar defesa

Rio - O Detran-RJ divulgou ontem relação de 9.140 motoristas que estão prestes a perder o direito de dirigir. As punições variam de um mês a um ano de suspensão. Segundo o órgão, todos acumularam 20 pontos ou mais na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou cometeram infrações gravíssimas.

>>> A LISTA COMPLETA VOCÊ ENCONTRA NAS BANCAS

Eles serão notificados e deverão apresentar a defesa em no máximo 15 dias na Junta de Defesa Prévia à Suspensão. Se o pedido for indeferido, os motoristas serão notificados da penalidade, mas ainda poderão recorrer até duas vezes.

Dos 9.140 listados, 6.410 cometeram só uma infração, suficiente, porém, para cassar a carteira pela gravidade do delito. Os outros 2.730 acumularam 20 pontos ou mais.

Desde 2007 foram instaurados 16.661 processos. Na primeira lista, divulgada em novembro, 7.521 motoristas foram notificados. Mas, dos 3.538 que devem entregar a CNH, apenas 65 o fizeram. O prazo termina no fim do mês. Quem não cumprir a determinação e for flagrado dirigindo será multado em R$ 957. Para recuperar o direito de dirigir, os infratores deverão passar por um curso de reciclagem e fazer uma prova teórica.

A relação das auto-escolas que oferecem o serviço está disponível no site do Detran (www.detran.rj.gov.br). (O Dia Online, 11/1)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Comissão aprova TV e rádio com fone de ouvido

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou ontem o Projeto de Lei 7033/06, do deputado licenciado Arolde de Oliveira, que obriga as indústrias a instalar nos aparelhos de rádio e de televisão saídas de áudio para fones de ouvido. A proposta também determina que os fones tenham ajuste independente de volume. O objetivo, segundo o autor, é facilitar o acesso das pessoas com deficiência auditiva leve ou moderada aos programas de rádio e TV.

O projeto original prevê que as saídas de fone de ouvido sejam instaladas em pelo menos metade dos aparelhos produzidos. A comissão, porém, aprovou emenda do relator, deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), que reduz a exigência para 30% dos aparelhos de rádio e televisão produzidos no País. "É um percentual mais compatível com a demanda potencial por esses aparelhos", afirmou. Na avaliação do relator, se houver uma demanda superior ao percentual previsto na emenda, os fabricantes voluntariamente aumentarão a oferta dos equipamentos.

Idosos
Dr. Ubiali disse que cerca de 70% das pessoas com perda auditiva parcial são idosos e que a previsão é de que eles passem a representar uma parcela progressivamente maior da população mundial, crescendo também o número de pessoas com deficiência auditiva parcial. A estimativa é de que o Brasil terá a sexta maior população de idosos no ano de 2025.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será ainda analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Entrevistas informaram sobre trânsito no Réveillon


A estrutura logística montada pela Prefeitura para o sucesso do Réveillon de 2008 funcionou: banheiros químicos, as interdições (bloqueios das ruas que dão acesso à praia de Copacabana e imediações,principalmente), os postos de saúde.
O Secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, participou das diversas reuniões setorizadas com órgãos públicos e a Prefeitura para o planejamento da festa. Os bloqueios funcionaram bem, dando conforto, qualidade e segurança à população e aos turistas na praia de Copacabana e nas demais áreas em que foram necessários. O número de atendimentos na saúde se manteve na média em relação a anos anteriores.
Para contar com a cooperação dos cariocas e visitantes, o Secretário Municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, concedeu entrevistas sobre o esquema de trânsito
e transportes montado para as comemorações. Na oportunidade, alertou quanto às interdições que iriam ocorrer em Copacabana e nas imediações e aconselhou os motoristas a não irem de carro para o evento dando preferência aos transportes coletivos, como ônibus, táxis e vans credenciadas pela Prefeitura. (Para o site www.aroldedeoliveira.com.br, 2/1/08)