diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: junho 2007

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Reforma política: Câmara rejeita as listas preordenadas


O Plenário rejeitou, quarta-feira, qualquer tipo de lista preordenada nas eleições proporcionais, em duas votações nominais relativas ao Projeto de Lei 1210/07, da reforma política. A segunda votação nominal rejeitou, por 252 votos a 181 e 3 abstenções, os artigos que tratavam da lista preordenada fechada, prevista no texto original e mantida pelo relator em seu parecer às 346 emendas apresentadas. A votação do restante da reforma política (que inclui assuntos como fidelidade partidária, federações partidárias e financiamento público de campanhas) ficou para a próxima semana.
Vários parlamentares e líderes avaliaram que está definitivamente descartado esse tema da reforma (a lista preordenada). (Do Portal da Câmara dos Deputados, 28/06/07)

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Pan: como evitar congestionamentos


Você pretende ir de carro aos jogos do Pan? Não faça isso: a Secretaria municipal de Transportes aconselha os transportes públicos como mais indicados. Isso porque não haverá estacionamento nos locais de competição e no seu entorno, com bloqueio total ou parcial ao tráfego de diversas vias.
Haverá estacionamento na Vila Militar, integrado com a linha circular até as quatro instalações locais. Ou seja: C. Esportivo Miécimo Silva, Complexo Esportivo Deodoro.
Na Barra, poderão ser utilizados os estacionamentos dos shoppings, utilizando-se as linhas circulares para acesso aos locais de competição.
Para acesso ao Estádio João Havelange, (o Engenhão) poderão ser utilizados os estacionamentos dos shoppings da área e da Barra, chegando até o estádio através das linhas semi-expressas ou das linhas próprias dos shoppings. A Prefeitura do Rio através da Secretaria municipal de Transportes já disponibilizou o plano de trânsito para o período dos jogos panamericanos. Você pode ter acesso a todo planejamento no endereço: http://www.rio.rj.gov.br/smtr/smtr/download/plano_pan.pdflink.Para quem mora no entorno dos locais que vai haver competição, deve baixar o arquivo e ler.Mas quem vai apenas ver os jogos, tenha em mente que o melhor a fazer é deixar o carro em casa. Para quem não puder fazer isso, deverá deixar seus carros em estacionamento de shoppings, para evitar congestionamentos. (Thereza Christina Jorge para o \\\\\\\\blog Informativo Rio, 27.06.07)

terça-feira, 26 de junho de 2007

Capacitação de Vereadores do Médio Paraíba



Atendendo a um convite da Associação de Vereadores e Câmaras Municipais do Médio Paraíba (AVEMP), o Secretário municipal de Transportes Arolde de Oliveira falou sobre transportes urbanos, para uma platéia de políticos da região.

O seminário foi realizado num centro de convenções Hotel Fazenda Vilarejo, em Conservatória, Estado do Rio, e organizado pelo presidente da AVEMP, vereador Toni Albex.

A palestra faz parte do projeto de capacitação dos vereadores do Médio Paraíba, parceria da AVEMP com a Associação Brasileira de Câmaras Municipais. Seu objetivo é fornecer uma visão das finanças públicas e políticas de desenvolvimento para fortalecer o poder fiscalizador do Município.

A AVEMP se localiza em Barra do Piraí, também no Estado do Rio.

(De Thereza Christina Jorge para o Blog de Arolde de Oliveira)

Usina Nuclear Angra 3: e os resíduos?

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou a retomada da construção da usina nuclear Angra 3. A informação foi dada pelo diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, na noite da segunda-feira (25). Em 1991, um grupo de parlamentares brasileiros visitou as usinas nucleares com tecnologia Siemens, na Alemanha. A impressão sobre segurança foi a melhor possível. Os resíduos -pastilhas, objetos, roupas...- eram colocados em caixas de chumbo e levados para uma mina de sal onde eram depositados a 800 metros de profundidade.
Os parlamentares desceram num elevador especial e constataram que o sal fecha sobre as caixa e as torna totalmente isoladas. Assim mesmo a justiça alemã considerava esse processo, experimental. De volta ao Brasil visitaram Angra I e se chocaram quando viram os resíduos colocados em caixas de chumbo, serem depositados em prateleiras de um armazém ao lado da Usina. Até hoje estão lá e ali são... depositados. Se o processo é seguro, o depósito dos resíduos é uma aberração, impossível de ser aceito.
(Ex-Blog Cesar Maia, 26/06/07)

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Prefeitura divulga esquema de trânsito para o Pan Rio 2007


RIO - A Secretaria Municipal de Transportes publica, na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, um suplemento especial com o planejamento operacional de trânsito e transportes para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. O trabalho foi elaborado pela CET-Rio e informa sobre todas as interdições e desvios para orientar os motoristas, a fim de que o deslocamento do público seja feito com rapidez e segurança.


O secretário municipal de Transportes Arolde Oliveira, informou que equipes técnicas e operacionais da secretaria e da CET-Rio estarão trabalhando durante 24 horas em todo período dos Jogos. Oliveira recomenda o uso do transporte público durante os dias de competição. Ainda segundo o secretário, será realizado um esquema de identificação dos moradores de ruas que serão interditadas durante os jogos.


As vias em torno do Estádio João Avelange, o Engenhão, no Engenho Novo, e do Maracanã, na Tijuca, ambos na Zona Norte do Rio, devem ser as mais prejudica. O dia 13, quando o Pan Rio 2007 será aberto, deverá ser o mais crítico, por ser dia útil e de trabalho.
(JB on line)

Secretaria de Transportes licita exploração de mais de 37 mil vagas

RIO - A Secretaria Municipal de Transportes vai licitar a exploração de 37.491 vagas de estacionamento localizadas em áreas públicas da cidade. A licitação deverá substituir o modelo atual por tecnologia mais avançada, criando novas formas de pagamento eletrônico e integração das áreas. O edital dividiu a cidade em três grandes áreas: Centro, Zona Sul e Zonas Norte, Oeste e Ilha do Governador. Os vencedores poderão explorar o estacionamento por dois anos.

Será mantido o valor de R$ 2 por tíquete, assim como os períodos de 2 horas, 4 horas e Período Único. Será mantida também a utilização do mesmo tíquete em outra vaga de mesmo período de tempo e dentro do limite de tempo. As informações estão no edital desta segunda-feira.
(Agência JB)

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Na íntegra, o Plano de Transportes e Trânsito para o Pan 2007


O Secretário Municipal de Transportes, deputado federal Arolde de Oliveira, em entrevista nesta sexta-feira ao telejornal Bom Dia Rio, resumiu os pontos principais das mudanças que o Plano de Transportes e Trânsito para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 introduzirá na cidade. Na oportunidade, Arolde recomendou o uso do transporte público durante o período de duração do Pan, entre 13 e 29 de julho. O Diário Oficial publicou suplemento especial com o planejamento operacional de trânsito e transportes para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. O trabalho informa sobre todas as interdições e desvios para orientar os motoristas, a fim de que o deslocamento do público seja feito com rapidez e segurança.Equipes técnicas e operacionais da Secretaria Municipal de Transportes e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) estarão trabalhando durante 24 horas em todo período dos Jogos. A seguir, o endereço do Plano de Transportes e Trânsito para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 da Secretaria Municipal de Transportes.


(Redação de Thereza Christina Jorge)

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Pan: o que está pronto impressiona

O Estádio João Havelange, o Engenhão, local do futebol e do atletismo do Pan Rio 2007 já conquistou a fama de mais moderno do país e isso se justifa. No dia 30 de junho, daqui a menos de dez dias, tem evento teste: clássico Fluminense x Botafogo pelo campeonato brasileiro . Faltam ajustes, mas o que se vê são instalações confortáveis para o público, que tem visão perfeita do espetáculo. O estádio lembra os europeus e dá show de modernidade. Moderno, aliás, é tudo, absolutamente tudo, na Arena Poliesportiva, que vai sediar os jogos de basquete e as competições de ginástica artística.
A Arena, no Complexo do Autódromo de Jacarepaguá (que reúne ainda o velódromo e o Parque Aquático Maria Lenk), é, dos equipamentos do Pan, o que está em fase mais adiantada de acabamento. De importante, falta a colocação do placar no teto. No mais, são retoques que não devem levar muito mais tempo. Situação semelhante à do Maracanãzinho, que receberá o vôlei masculino e feminino. O estádio nem de longe lembra aquele ginásio caduco e maltrapilho do passado. As obras - as mais atrasadas em todo o processo de preparação para o Pan - seguem aceleradas, para recuperar o prejuízoNo Parque Aquático,a modernidade também marca presença: a piscina olímpica, com os exigidos 50 metros de comprimento, tem três metros de profundidade, medida ideal para evitar marola. E um vanguardista sistema de bolha na água que reduz risco de contusões em saltadores. (Extraído do Globo.com, de 21/06).

terça-feira, 19 de junho de 2007

“Sucesso do Pan habilita o Brasil para as Olimpíadas”




Em entrevista ao Pr. Fanini durante a gravação do programa “Reencontro” que irá ao ar sábado, dia 23 de junho, às 7:30h, na TV E, o Secretário municipal de Transportes, deputado federal Arolde de Oliveira, contou que com as obras concluídas, o momento é de teste da funcionalidade das 15 instalações, transportes e o trânsito do Pan. Eis alguns trechos da entrevista ao Pr. Fanini.

_ Estou muito contente em integrar a equipe que administra a cidade do Rio nesse momento, e que a habilita a sediar outros grandes eventos desportivos e que pode credenciar o Brasil à sede das Olimpíadas de 2016.

Arolde disse que a preparação do Pan consumiu os últimos três anos de trabalho da Prefeitura. “Isso compreendeu um trabalho imenso, não só por se tratar do segundo maior evento esportivo mundial _ depois das Olimpíadas _ ocupando até 30% das atenções de todas as mídias, como por sua mensagem de solidariedade e amor fraternal,” explicou.

_ É um belo evento que está sendo muito bem realizado pela Prefeitura. Construímos os equipamentos necessários para abrigar as 34 modalidades esportivas, o que equivaleu a capacitar 15 equipamentos (estádios, campos abertos, parques aquáticos etc), alguns novos, outros reformados, outros adaptados.

Segundo ele, com essa parte finalizada, a fase é de teste da funcionalidade dos equipamentos, o transporte e o trânsito da cidade.

“Construímos um estádio olímpico entre os mais modernos do mundo, o João Havelange, no Engenho de Dentro, já apelidado de “Engenhão”. Reformamos o estádio do Maracanã, o Maracanazinho, o Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, na zona oeste.

Foram construídos arena para basquete, um parque aquático e um velódromo no Autódromo. Em áreas cedidas pelo ministério da Guerra, em Gericinó, na zona oeste, abrigaremos as provas de espaço aberto como arco e flecha e tiro ao alvo.

_Estarão representados 42 países, das américas do Sul, Central e do Norte. As pesquisas apontam o movimento de um público de 1 milhão de pessoas, espectadores diretos das competições.

São 16 dias (de 13 a 29 de julho) com uma organização que previu diferentes locais, diferentes origens de público, do estado do Rio e de diferentes estados. Os ingressos estão quase todos esgotados.

Para o deslocamento da família Pan (atletas, técnicos e outros integrantes das comissões) foram criadas faixas e linhas especiais de integração de ônibus com o metrô e os trens, além de linhas circulares na Barra ligando as instalações.

(Thereza Christina Jorge para o blog de Arolde de Oliveira, 19/06/07)

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Arolde abre seminário da Câmara Municipal

O Secretário municipal de Transportes, deputado federal Arolde de Oliveira, participará hoje (15/6), às 14:15h, do seminário sobre Transportes, promovido pela Câmara Municipal, no Salão Nobre. Arolde abre o seminário que contará com a presença dos demais secretários.Educação e Esporte fecham o ciclo, no dia 29. O endereço da Câmara Municipal é Praça Floriano, s/nº, na Cinelândia.
(Redação de Thereza Cristina Jorge)

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Pan: inaugurado o Corredor das Américas


Foi inaugurado hoje o Corredor das Américas, localizado no canteiro central da Avenidas das Américas, em frente ao Shopping Barra Garden, na Barra da Tijuca. Em uma extensão de 129m, foram colocadas, com intervalos de 3m, as 42 bandeiras dos países participantes dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e a bandeira do Rio de Janeiro.

A cerimônia contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzmann, do Prefeito Cesar Maia, do Secretário Municipal de Transportes, Arolde de Oliveira e outras autoridades além de alunos de escolas municipais da região. O Prefeito ressaltou que a Barra será a principal porta de entrada da maior competição esportiva das Américas.

- Nesta região ficarão concentrados todos os atletas, dirigentes esportivos, comitês olímpicos e os membros Odepa. Aqui também estão instalados os principais equipamentos esportivos, onde serão realizados 80% das competições. Por isso, escolhemos o bairro como local do Corredor das Américas - explicou.

Cesar Maia acrescentou que a concentração das atividades na Barra foi fator decisivo para a definição do Rio como sede do Pan:

- A Barra foi escolhida justamente por permitir esta concentração de atividades. E, o mais importante, por oferecer facilidade no desempenho da segurança pública. O bairro tem edificações espaçadas, com cinco entradas e saídas diferentes, tem fácil visibilidade do alto dos prédios e não concentra favelas com presença do tráfico. É, sem dúvida, o local ideal para o Pan e as Olimpíadas de 2016.

Em entrevista à imprensa, o Prefeito falou sobre as obras do Pan. Ele disse que faltam apenas “detalhes” para conclusão dos equipamentos esportivos, como, por exemplo, a instalação de sistemas de ar-condicionado. Para o Prefeito, o grande teste será o funcionamento perfeito, durante a competição, de tudo o que foi planejado.

- Serão seis mil atletas, dois mil jornalistas estrangeiros, dirigentes, comitês olímpicos. Enfim, haverá uma grande mobilização e os serviços deverão funcionar perfeitamente: o deslocamento dos atletas para as competições ou treinos, o sistema de trânsito, a alimentação. Este será o grande teste que levará o Brasil às Olimpíadas de 2016 - destacou Cesar Maia.

Quanto à área da saúde, o Prefeito garantiu que não haverá problemas durante o Pan. Ele lembrou que no Carnaval - evento com maior concentração de turistas na Cidade - as emergências públicas funcionaram sem grandes problemas.

- O Pan-Americano terá atividades concentradas em determinados bairros. Faremos o mesmo esquema de atendimento do Carnaval, e certamente não teremos dificuldades - reforçou.

Sobre os equipamentos esportivos com instalações provisórias, Cesar Maia esclareceu que todos estarão prontos dentro prazo. Lembrou ainda que uma arena esportiva na praia, por exemplo, é montada em uma semana.

- Os problemas foram enfrentados e superados. Gostaríamos de ter os equipamentos concluídos há dois anos, mas não foi possível. Por outro lado, San Antonio tinha todos os equipamentos prontos há cinco anos e não foi escolhidas para sediar o Pan 2007. Agora é passar pelo grande teste e vermos tudo funcionando perfeitamente - concluiu o Prefeito Cesar Maia. (Do Portal da Prefeitura do Rio, 13/06/07)


Pan: Prefeitura divulgará modificações no trânsito e rotas alternativas


Segundo o Secretário municipal de Transportes, deputado federal Arolde de Oliveira, o dia da abertura dos jogos do Pan, 13 de julho, é considerada a data mais crítica do evento para o trânsito. Ele afirma: “estamos trabalhando sério para que não haja nó no trânsito do Rio.”

Ele se refere ao fato da abertura do Pan ser num dia de semana e a cerimônia atrair um público de cerca de 90 mil pessoas ao Maracanã. Isso provocará o fechamento do entorno do estádio desde a manhã, por medidas de segurança. Para outros eventos com menos público, as interdições das vias ocorrerão cerca de duas horas antes dos jogos.

Até o fim desta semana, a Prefeitura divulgará através de folhetos, cartazes, folders e pela internet as modificações que serão feitas no trânsito da cidade nos dias de jogos. Também haverá informações sobre rotas alternativas.


Faixa exclusiva

Arolde de Oliveira adianta que, do dia 8 ao dia 29 de julho, os motoristas terão de se adaptar à criação de uma faixa exclusiva nas linhas Amarela e Vermelha. Por ela, vão passar as delegações dos atletas. A faixa exclusiva vai funcionar durante 24 horas. Ela será utilizada para o deslocamento dos atletas e também por táxis e vans de turismo credenciadas.

Como a cidade não pode parar como ocorre na Copa do Mundo, é bom estar preparado para encarar com bom humor o fato de que no meio de praticamente todos os caminhos, haverá um equipamento do Pan.

Ao todo são 15 locais de competições, espalhados por todas as áreas da cidade. Simulações feitas com computadores pela Secretaria municipal de Transportes mostram que haverá um aumento no tempo de viagem nas principais vias de acesso aos locais dos jogos.

“Não há dúvidas de que haverá mudanças na rotina da cidade. Por isso, recomendamos que as pessoas evitem trafegar nas vias próximas aos locais de jogos e pelas vias utilizadas pelos atletas. (Extraído do Portal G1/ 13.06.07)


terça-feira, 12 de junho de 2007

Ônibus 41% mais barato na Baixada

Detro reduz, quinta-feira, valor da passagem de 17 linhas intermunicipais em Caxias, Magé, Guapimirim e Rio


Rio - Alívio no bolso para os passageiros de 17 linhas de ônibus intermunicipais no Rio. Convênio assinado ontem entre representantes de cinco empresas que operam na Região Metropolitana e o Departamento Estadual de Transportes Rodoviários (Detro) vai reduzir em até 41,7% o valor das tarifas. A medida beneficiará mais de 727.600 usuários todos os meses — cerca de 24.254 passageiros por dia.

Os novos valores, que já começam a ser cobrados nesta quinta-feira, vão vigorar por, no mínimo, um ano. E atingirão moradores da capital e dos municípios de Duque de Caxias, Magé e Guapimirim. Com os descontos, quem antes pagava R$ 10,30 para ir e voltar de Caxias para Raiz da Serra, em Magé, passará a gastar apenas R$ 6 de passagem. A redução de R$ 4,30 por dia representa uma economia de R$ 129 por mês para quem utiliza essa linha todos os dias. (O Dia Online, 12.06.07)

Pan leva integração metrô-ônibus até o Riocentro


Para atender aos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, a Prefeitura autorizou a operação da linha especial Metrô Barra-Riocentro, que começará a funcionar no prazo máximo de 20 dias. A nova linha partirá do Terminal Rodoviário Alvorada, local que também receberá ônibus das linhas de integração vindas das estações Del Castilho e Siqueira Campos. Os passageiros dessas duas linhas poderão continuar a viagem até o Complexo Esportivo do Riocentro sem custo adicional.

A linha terá ônibus com ar-condicionado e funcionará com duas variantes, uma pela Avenida das Américas e outra via Avenida Ayrton Senna. Ambas servirão aos interessados em assistir às competições que serão realizadas no Complexo Esportivo do Riocentro e na Cidade dos Esportes (Arena Multiuso, Parque Aquático Maria Lenk e Velódromo), além dos moradores e trabalhadores da região. (12.06.07 - Prefeitura do Rio)

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Rio terá primeira frota de ônibus a biodiesel do Brasil


O deputado federal Arolde de Oliveira, Secretário de Transportes do municipio, compareceu nesta terça feira (5/6) ao evento da Fetranspor e do governo do estado do Rio no Aterro do Flamengo para o lançamento de um ambicioso projeto: o B5.

A proposta é que toda a frota de 18.300 coletivos circule com 5% de biodiesel em sua fórmula de combustível até o final do ano que vem.

A meta é baixar em 7% a emissão de gases poluentes na atmosfera com os ônibus politicamente corretos.

O Rio de Janeiro sai na frente com sua iniciativa de colaborar com o meio ambiente, propondo metas e estabelencendo prazos para efetuar mudanças significativas para melhoria da qualidade de vida do morador fluminense.

Ao implementar a bilhetagem eletrônica no estado, o Secretário Arolde garantiu que 11 mil árvores fossem preservadas por ano, diminiuindo a pressão do desmatamento com fins à produção de celulose.

Presentes no evento: além dele, o governador Sergio Cabral, o vice Luiz Fernando Pezão, o Secretário estadual de Transportes Julio Lopes, o presidente da Fetranspor Lélis Marcos Teixeira e diversos executivos da Petrobrás, da Mercedes Benz e da Volkswagen. (Texto e foto de Luiza Gerk)

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Integração de Del Castilho à Barra e ao Engenhão



Duas novas opções de integração metrô-ônibus a partir da Estação Del Castilho foram autorizadas pela Prefeitura para atender aos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. Uma seguirá até o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, utilizando a Linha Amarela nos sentidos de ida e volta. A outra linha fará a ligação com o Complexo Esportivo João Havelange (Estádio Engenhão), no Engenho de Dentro, também circulando pela Linha Amarela. A tarifa, incluindo metrô e ônibus, custará R$ 3.

A Linha Especial Metrô Barra-Del Castilho foi autorizada a funcionar a partir de 18 de junho, de segunda a Sábado, das 5 às 24 horas e, aos domingos, das 7 às 23 horas. Nos dias de competições no Engenhão, terá itinerário especial nos sentidos de ida e volta, com ponto de parada próximo ao estádio. Nos outros dias, seguirá direto pela Linha Amarela, de modo a dar mais rapidez ao serviço.

A Linha de Integração Expressa Del Castilho-Complexo Esportivo João Havelange funcionará apenas durante a realização do Pan Rio 2007, nos dias em que houver eventos no estádio Engenhão. Os ônibus terão ar-condicionado e circularão de duas horas antes das competições até duas horas após, podendo este período ser ampliado de acordo com a demanda de espectadores.

(Portal da Prefeitura, 1/06/07)